LAXANTE NATURAL: QUAIS OS ALIMENTOS AUXILIAM O INTESTINO?

Ter um intestino preguiçoso é mais comum do que se imagina. Esse problema pode causar prisão de ventre ou constipação.

É possível cuidar da alimentação para diminuir esse problema, melhorando o trânsito intestinal. Esses alimentos que auxiliam o intestino, são conhecidos como laxantes naturais.

O ideal e o saudável é conseguir ir ao banheiro todos os dias. Mas, quando se vai ao banheiro somente 2 ou 3 vezes por semana, pode-se estar sofrendo de constipação. O problema pode se agravar ainda mais, trazendo dores e até sangramento na hora de evacuar.

Para que isso não aconteça, você pode utilizar os laxantes naturais. Eles possuem características de grandes quantidades de fibras e água em suas composições.

As fibras insolúveis são as principais nessa questão. Elas estão presentes em alimentos integrais e nos cereais.

Auxiliam na melhora do trato intestinal e devem ser consumidos todos os dias. É importante ressaltar que o consumo adequado de água é essencial para auxiliar nesse problema, pois assim, suas fezes não ficarão endurecidas demais.

Segundo nutricionistas, alguns alimentos como abóbora, ameixa e mamão não possuem restrições e podem ser consumidos por todas as pessoas. Já alguns cereais não podem ser consumidos por todas as pessoas. Aqueles que possuem doenças celíacas devem evitar esses alimentos por conta do glúten.

As pessoas que possuem diabetes também precisam tomar cuidado com as quantidades de frutas ingeridas ao longo do dia. O essencial é sempre procurar um profissional capacitado para analisar suas questões. Nesse caso, deve-se procurar um nutricionista.

laxante natural

ALGUNS EXEMPLOS DE LAXANTES NATURAIS E OUTRAS DICAS PARA AUXILIAR O FUNCIONAMENTO DO INTESTINO

Como foi dito, além de se preocupar com o consumo de alimentos considerados laxantes naturais, é importante se atentar ao consumo de água. Beba pelo menos 2 ou 3 litros de água por dia e consuma cerca de 3 tipos diferentes de frutas (três porções).

Normalmente, quem possui problemas com intestino preso, são pessoas que consomem muita farinha branca, doces e massas como pães, pizzas, macarrão e lasanhas. Esses alimentos tendem a prender o intestino ainda mais.

O recomendado é reduzir o consumo desses alimentos e introduzir o consumo de frutas, legumes e verduras, principalmente os vegetais com agrião, tomate e alface.

A prática de exercícios físicos também auxilia na saúde do intestino.

Outra dica é: respeite o seu corpo. Muitas pessoas sentem vontade de ir ao banheiro, e por estarem longes de casa, prendem e seguram essa vontade. Isso não colabora para a saúde do intestino, e pode causar prisão de ventre. Não é saudável fazer isso. Observe o ritmo do seu organismo e o obedeça.

VEJA AGORA 10 EXEMPLOS DE LAXANTES NATURAIS

A partir dessa lista de exemplos de laxantes naturais seu organismo pode passar a funcionar melhor pelo consumo desses alimentos. Confira logo abaixo:

Mamão

O mamão é uma fruta rica em água e em fibras. Isso auxilia o fluxo intestinal e a digestão. Também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, cuidando da saúde da pele.

Ameixa

A ameixa é a fruta mais conhecida quando se fala em laxantes naturais. Seu consumo pode ser através da fruta fresca ou seca. Além de auxiliar a saúde do intestino, é rica em vitaminas que previnem a queda de cabelo e fortalecem as unhas como as do complexo B.

Alface

A alface é uma verdura que auxilia a saciedade por possuir uma grande quantidade de fibras. Possui vitamina C e Ferro em sua composição, prevenindo anemia e cuidando do sistema imunológico. Além disso, possui uma substância chamada de lactucina, conhecida por ser um calmante além de ser laxante natural.

Berinjela

A berinjela é um legume que contém cálcio, ferro, fósforo e muitas outras vitaminas e minerais. É utilizada para o controle do colesterol e diabetes, auxiliando também na prevenção do câncer. É um ótimo aliado do intestino, agindo como um laxante natural.

Castanhas

O grande componente das castanhas é o selênio. Ele funciona como um laxante natural e promove a queda das taxas do colesterol ruim.

Aveia

A aveia possui grandes quantidades de ácido fólico, são muito importantes para a saúde, principalmente das mulheres grávidas. Trazem saciedade e cuidam da saúde da microbiota intestinal, aumentando a criação de probióticos. É ótima para o intestino.

Milho

O milho é uma ótima fonte de antioxidantes. Eles protegem o organismo de doenças degenerativas, fornecendo energia ao corpo e diminuindo as taxas de colesterol. Consequentemente, regulam o intestino, agindo como laxantes naturais.

Chia

É muito importante incluir sementes na sua alimentação. Elas auxiliam o bom funcionamento do trato intestinal. Aumentam a saciedade e ajudam no processo de perda de peso também.

Laranja

Além de ser uma ótima fonte de vitamina C, a laranja aumenta a imunidade, contribuindo para a manutenção da saúde do intestino.

Beterraba

A beterraba possui enzimas capazes de acelerar o processo de digestão, agindo como um laxante natural. Além disso, é ótima para quem possui anemia, pois contém altas concentrações de ferro.

laxante natural

VEJA AGORA ALGUNS EXEMPLOS DE RECEITAS DE SUCOS LAXANTES NATURAIS

Além de consumir os alimentos em si, é bom também preparar sucos com diversos ingredientes para auxiliar no trânsito intestinal. Esses nutrientes ajudam na desintoxicação do organismo e combatem o intestino preso.

É recomendado o consumo dos sucos laxantes naturais uma vez ao dia, de preferência na parte da manhã ou antes de dormir.

Os sucos laxantes ajudam na perda de peso e no bom funcionamento do intestino.

Veja a seguir algumas receitas simples de sucos que auxiliam o intestino.

1 – Suco de ameixa, mamão e aveia

Ingredientes:

½ mamão

1 copo de leite (200ml)

1 ameixa

1 colher de sopa de aveia em flocos finos

Preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Você pode acrescentar mel se preferir.

2 – Suco de ameixa, uva e pera

Ingredientes:

½ pera

3 ameixas

1 copo de 200ml de suco de uva integral

Preparo: bata os ingredientes do liquidificador e beba.

3 – Suco de laranja, cenoura e beterraba

Ingredientes:

1 cenoura inteira

2 laranjas limas

1/2 beterraba

200ml de água gelada

Preparo: bata todos os ingredientes em um liquidificador e beba.

4 – Suco de ameixa, laranja e mamão

Ingredientes:

½ copo de suco de laranja espremido

½ mamão

4 ameixas

Preparo: bata os ingredientes no liquidificador e beba. Você pode substituir a laranja pelo abacaxi, se preferir.

laxante natural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *