FARINHA PANKO: COMO USAR, O QUE É E COMO FAZ

Você já tentou fazer aquele alimento empanado bem crocante? Então, o segredo dessa crocância é o alimento ser empanado com a farinha panko.

Ela deixa o alimento muito mais saboroso e leve, sem ficar gorduroso mesmo sendo frito.

farinha panko

AFINAL, O QUE É FARINHA PANKO?

Essa farinha é muito conhecida dentre os pratos asiáticos, e são muito utilizadas na culinária oriental, no preparo de alguns sushis, peixes, carnes, frangos e até mesmo farofas, por exemplo.

A farinha panko é preparada a partir de somente um ingrediente: pão de forma em migalhas. Ela pode ser feita em casa também.

Assim como utilizamos a farinha de rosca para empanar os alimentos, a farinha panko também é utilizada para esse fim.

Por ter flocos maiores em sua composição, ela confere mais crocância aos alimentos empanados e às farofas. Esses flocos maiores também reduz o óleo que pode ser absorvido durante o preparo, fazendo com que a receita fique mais saudável, mais seca, crocante e leve.

É comum, nos Estados Unidos, utilizar essa farinha para rechear o peru, fazendo uma farofa bem saborosa, característica do dia de Ação de Graças. Lá também, podemos encontrar uma cultura de frango frito. Eles, inclusive, são todos empanados com farinha panko. Este é o segredo.

RECEITA CASEIRA DE FARINHA PANKO: COMO PREPARAR EM CASA?

Não é difícil preparar a sua farinha panko em casa. Você só vai precisar de um ingrediente: pão de forma em fatias.

Para que o processo fique melhor, congele as fatias de pão de forma. Após isso, você pode colocá-las em um liquidificador potente, ou em um processador.

Não precisa bater ou processar durante muito tempo. Pode deixar alguns pedaços maiores para que seus flocos fiquem mais alongados, trazendo granulação. Se você bater muito a farinha, ela vai se transformar em farinha de rosca, pois vai ficar mais fina.

Após ter passado as fatias do pão de forma no processador, coloque-os em um tabuleiro próprio para ir ao forno. Pré-aqueça o forno a 90°C e coloque o tabuleiro no forno por 20 a 30 minutos.

Antes de chegar a esse tempo, mexa a farinha dentro do tabuleiro para ter a certeza de que ela vai assar completamente sem queimar. Deixe a farinha esfriar. Pronto! Você já consegue utilizá-la em suas receitas.

COMO UTILIZAR A FARINHA PANKO NAS RECEITAS?

Assim como se utiliza a farinha de rosca para empanar, com a farinha panko não é diferente.

Pode-se utilizar essa farinha para empanar carnes, peixes e frangos ou utilizá-la no preparo de farofas.

Seu grande diferencial está nos flocos maiores, deixando a textura do alimento mais crocante e não o deixando absorver tanta gordura como as demais farinhas.

Caso seu desejo seja permanecer em uma alimentação mais saudável, a farinha panko é uma opção perfeita nisso. Você pode fazer uma adaptação dos pratos fritos, assados ou grelhados, pois a crocância da farinha não se perde depois de cozida.

Seu sabor também é preservado mesmo se o preparo não for à base de óleo ou frituras.

Para fazer qualquer tipo de receita empanada, você só precisa passar o alimento na farinha de trigo para diminuir a umidade dos alimentos. Após isso, passe na clara do ovo e na farinha panko. Frite o alimento em óleo bem quente ou leve ao forno para assar.

farinha panko

COMO ARMAZENAR A FARINHA PANKO CORRETAMENTE?

Caso você tenha comprado a farinha panko em algum comércio, você pode somente manter a farinha com a embalagem fechada, em ambiente fresco e seco. Cuidado com umidade.

Caso você tenha preparado sua própria farinha panko em casa, você tem duas opções: pode congelar por um tempo máximo de 3 meses e retirar do congelador um tempo antes de utilizá-la ou guardar em uma embalagem fechada também.

Tanto congelada, quanto em temperatura ambiente, a farinha panko não perde as suas características.

A SEGUIR, VEJA ALGUNS EXEMPLOS DE RECEITAS PREPARADAS COM FARINHA PANKO

Inspire-se para preparar essas receitas, e caso você deseje, pode adaptar as receitas que são fritas por assadas. O sabor será perfeito caso você queira manter uma alimentação balanceada. Veja a seguir.

Receita: Filé de frango frito e empanado com farinha panko

Ingredientes:

1 copo de 200ml de farinha panko

4 pedaços de frango em filés já limpos

Pequenos ramos de alecrim (opcional)

1 unidade de ovo

4 colheres de sopa de azeite

Pimenta do reino e sal a gosto

½ copo de água (100ml)

3 colheres de sopa de leite

Suco de 1 limão espremido

Preparo:

Pegue um recipiente e coloque a pimenta, a farinha panko, o alecrim e o sal. Misture e reserve.

Em um outro recipiente, bata o leite junto com os ovos. Coloque uma pitada de sal se preferir.

Pegue os filés de frango já cortados e passe-os na mistura do leite e ovo e depois na farinha. Aqueça uma frigideira e despeje o azeite.

Coloque os filés de frango e deixe dourar dos dois lados, por mais ou menos 3 minutos.

Acrescente a água na frigideira e abaixe o fogo. Espere por cerca de 6 minutos, ou até cozinhar. Tire a tampa da panela e aumente o fogo até que a água evapore. Assim, vai se formar uma casquinha bem crocante nos filés.

Espere esfriar e sirva com os acompanhamentos de sua preferência.

farinha panko

Receita: abobrinha assada e empanada na farinha panko

Ingredientes:

1 unidade de ovo

1 abobrinha grande

1 copo de farinha panko

Temperos com pimenta do reino e sal a gosto

Modo de preparo:

Fatie a abobrinha em partes finas. Em uma tigela, bata o ovo e coloque os temperos de sua preferência.

Passe as fatias de abobrinha nessa mistura. Feito isso, passe as abobrinhas na farinha panko e despeje em uma assadeira. Leve ao forno até ficarem douradas dos dois lados.

Você pode acrescentar um fio de azeite sobre as abobrinhas antes de irem ao forno, se preferir.

Sirva a seguir.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *