Erva Chapeu de Couro: Pra Que Serve? [Guia Completo]

A Erva Chapeu de Couro se trata de uma planta medicinal, também muito conhecida por outros nomes como:

  • chá-do-brejo;
  • chá-mineiro;
  • chá-de-campanha;
  • aguapé;
  • chá-de-pobre;
  • erva-do-pântano;
  • congonha-do-brejo;
  • erva-do-brejo.

É utilizada muito no tratamento de ácido úrico devido a sua ação diurética.

A Erva Chapeu de Couro é composta por folhas duras que lembra o couro que podem crescer até os 30 centimetros. As suas flores são esbranquiçadas e geralmente se encontram agarradas à volta de um ramo da planta.

O seu nome científico não é muito conhecido, mas quero deixar registrado aqui: Erva Chapeu de Couro é Echinodorus grandiflorus e pode ser adquirido em algumas lojas de produtos naturais e em farmácias.

Erva Chapeu de Couro

Chapeu de couro para que serve?

Chapeu de couro para que serve e quais são suas propriedades, veja a seguir:

A Erva Chapeu de Couro contém ação antirreumática, depurativa, anti-inflamatória, adstringente, antiartrítica, laxante, anti-hipertensiva e energética. Depois deixar esfriar, coar e tomar 3 a 4 xicaras ao dia.

A benefícios do chapeu de couro são muitos, serve para o tratamento de inflamações de garganta e cura de feridas. É também muito utilizado em doenças como:

  • artrose;
  • problemas de estômago e rins;
  • infecções de pele;
  • hipertensão e doenças do fígado;
  • artrite;
  • colesterol alto;
  • reumatismo.

Esta erva possuem uma ação diurética e depurativa do organismo sendo de extremamente importância para o tratamento das afeções renais e das vias urinárias, do fígado e do estômago.

chapeu de couro para que serve

Receita de chá chapeu de couro

A Erva Chapeu de Couro pode ser aplicada na pele ou usado em forma de chá. Para preparar o chá deve seguir os seguintes passos:

  • Chá de Chapéu-de-Couro

Ingredientes: 20 g de folhas de Chapéu-de-Couro e 1L de água fervente.

  • Modo de preparo

Para fazer a receita de chá chapeu de couro, basta você colocar 20 g de folhas numa panela e acrescentar depois 1 litro de água fervente. Tape  e deixe esfriar, coar e beber entre 3 a 4 xicaras ao dia.

Receita para aplicação tópica

  • A Erva Chapeu de Couro também pode ser aplicada diretamente na pele, sobre hérnias, dermatoses e furúnculos. Para isso, você só precisa esmagar um rizoma e aplicar diretamente sobre a pele.

Possíveis efeitos colaterais do cha de chapéu de couro

Não existem efeitos colaterais para o uso do cha de chapéu de couro.

receita de chá chapeu de couro

Quem não deve usar o cha de chapéu de couro

O cha de chapéu de couro é contraindicado em pacientes com insuficiência cardíaca e renal, que não devem tomar juntamente com medicamentos anti-hipertensivos.

Além do mais, também não pode ser usado em mulheres grávidas ou que estejam amamentando. O cha de chapéu de couro combate inflamações de garganta, e possuem efeito diurético e ação anti-inflamatória. E a erva ainda é muito boa para a pele.

Chapeu de couro para que serve na Umbanda?

Se tratando da Erva Chapeu de Couro tem o poder de potencializar uma oração:

” Pai amado ativa as propriedades magisticas deste chá e controle meu problema de colesterol” Que a linha de Boiadeiros recolha as energias que me causam problema de saúde e equilibrem o meu cotidiano, amém.”

Este foi um exemplo de ativação do cha de chapéu de couro para o colesterol, uma das indicações do uso da erva, porém poderia ser uma prece para emantar o combate dos outros sintomas por exemplo.

Na dúvida, sobre ingestão de qualquer alimento que seja, consulte sempre o seu Médico/Nutricionista.

Já para o uso da erva em banho somente, como trata-se de uma planta aquática comum de lagos e brejos, tem a força natural de Nanã Buruque, portanto, é indicada para: parar com energias negativas (em especial que estejam causando danos a saúde), indicada como calmante, para equilibrar energia, para aumentar a paciência, harmonização (entre pessoas, bichos e ambientes), etc.

A Erva Chapeu de Couro possui uma ligação com a água, associada a Iemanjá/Oxum (dependendo da casa de umbanda) algumas casas podem associam a erva a Oxalá (poder de harmonização) ou a Oxóssi, porém, não é se trata de uma erva comum, mas sim equilibradora.

Na dúvida sobre como deve proceder com banho de ervas, consulte sempre a doutrina da sua casa e/ou o pai de santo de sua confiança.

 beneficios do chapeu de couro

Agora vamos conhecer mais benefícios do chapeu de couro

  • Consumir a Erva Chapeu de Couro melhora a saúde e garante uma pele mais bonita.
  • Quem sofre com problema de saúde como: tosses  e dores de garganta pode incluir mais um aliado heróis para combater os problemas. E o melhor é que essa solução é totalmente natural: o cha de chapéu de couro.
  • Podendo combater problemas como a laringe e a faringe, a erva conhecia como aguapé, chá mineiro, alismacéa, pode vir a atingir 1,5 metros de altura em sua fase adulta, é totalmente rica em antioxidantes e sais mineiras.

Que a erva faz bem para a pele já não é novidade, ela possui ação diurética e por esse motivo pode ser usada em tratamento contra ácido úrico ou pessoas que sofrem de inchados por reter líquido. A erva é indicada por especialistas da área nutricional.

E os benefícios do chá não param por aí, podem auxiliar em problemas como vitiligo, ajudando a amenizar o aparecimento de manchas, o chá possui ação anti-inflamatória, ajudando a conter a artrite, gastrite, reumatismo e artrose.

E os benefícios não estão somente na pele, o coração também é fortalecido com o uso da erva, ela se mostra eficiente no combate a hipertensão, estudos já apontam resultados positivos. Especialistas chegaram a concluir que o extrato da folha tem poder sob os vasos sanguíneos, os fazendo relaxando e baixando a pressão sanguínea.

Agora que você já entendeu chapeu de couro para que serve e quais suas vantagens, pode começar fazer o uso dessa erva tão importante e que contém tantos benefícios em seu uso.

Problemas de dores nas articulações, Artrofim te auxilia. Clique e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *