DIETA DO OVO 3 DIAS: ENTENDA COMO FUNCIONA E COMO FAZER

Por muito tempo, o ovo foi considerado um vilão da alimentação. Mas, de uns tempos para cá, tem despertado o interesse de especialistas da alimentação.

Mesmo que ainda divide opiniões, alguns estudos avaliam as vantagens e benefícios que o consumo do ovo traz.

Cardápios com ovos nas dietas estão vindo com tudo, prometendo perda de peso e ótimos resultados para a saúde. Quando feito junto com atividades físicas e alimentação balanceada, o ovo traz resultados como ganho de massa muscular, faz bem ao coração e ajuda no processo de emagrecimento.

O ovo tem sido tão bem observado que no país, ele ganhou um dia especial para ser comemorado, o dia 14 de outubro.

dieta do ovo

O QUE É A DIETA DO OVO?

Essa dieta tem como característica a inclusão do alimento no cardápio. Mesmo que não tenha um cardápio fixo para todos os dias, a ideia é substituir todas as proteínas pelo ovo, ou consumir esse alimento em todas as grandes refeições.

É importante que se dê preferência ao ovo cozido, mas pode-se também consumir no estilo pochê para que seu valor calórico permaneça o mesmo. Além de trazer saciedade, o ovo faz com que as calorias que são gastas no organismo sejam maiores do que as consumidas através dele.

Não existe uma dieta padrão a ser seguida, e pode-se fazer alterações de acordo com cada pessoa seguindo seus objetivos e principais preferências.

O ideal é que haja um acompanhamento com nutricionista para que não haja deficiência nutricional ou que o corpo fique sobrecarregado pelo alto consumo de proteínas, já que o ovo é um alimento rico desse macronutriente.

Em algumas dietas, é possível até eliminar 3 quilos em 7 dias, e pode-se chegar a eliminar 10 quilos em 14 dias. Mas, é importante ressaltar que essas dietas muito rígidas são podem ser realizadas por um longo período de tempo, e o emagrecimento rápido pode não ser tão interessante ao corpo assim.

Quando se tem uma alimentação saudável e equilibrada, o consumo do ovo só vai trazer benefícios ao corpo. Mas ele não pode ser a base da sua alimentação. Mesmo que os objetivos sejam diferentes, a alimentação deve ser a mais variada em nutrientes possíveis, contando com um cardápio variado.

Iniciar o dia consumindo um ovo cozido pode trazer saciedade ao corpo, diminuindo a fome no restante do dia. Em indivíduos saudáveis, os níveis de colesterol e triglicerídeos não irão aumentar a partir do consumo de ovos.

QUAL A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS OVOS?

O ovo é considerado um alimento com alto valor biológico. Ele possui proteínas boas em sua composição, chegando a possuir até 29% das proteínas recomendadas para um indivíduo adulto saudável.

O ovo possui uma composição química complexa, com isso, sua digestão é um pouco dificultada. Isso é bom para quem quer perder peso, pois o equilíbrio energético negativo é gerado. O que isso significa? Que o organismo gasta mais calorias para poder digeri-lo do que a quantidade que ele fornece.

A estrutura dele também está relacionada à saciedade, fazendo com que a fome demore para chegar. Com isso, geralmente as refeições próximas são diminuídas em quantidades.

Em uma unidade de ovo cozido é fornecida cerca de 70 calorias. Já no ovo frito, as calorias chegam a cerca de 115. Os nutrientes encontrados desse alimento, juntamente com as vitaminas, são:

Colina – atua na manutenção das membranas celulares, previne anomalias dos fetos e age nas transmissões neurológicas.

Albumina – aminoácidos que atuam na recuperação muscular, junto com a reconstrução das mesmas.

Leucina – atua na síntese proteica depois das refeições

Gorduras mono e poli insaturadas – são consideradas gorduras boas

Zinco

Vitaminas A, E, D, K e B12

Cálcio

Sais minerais

Biotina – atua na saúde da pele, unhas e cabelos

Triptofano – é o precursor do hormônio serotonina

dieta do ovo

 

A clara do ovo

Ela é composta por cerca de 88% de água, 3 gramas de proteínas e 15 calorias. É rica em albumina e possui baixo valor energético. A clara geralmente é consumida por quem deseja completar a ingestão de proteínas, já que não possui gorduras em sua composição.

A gema do ovo

Ela possui cerca de 49% de água, 3 gramas de proteínas e 65 calorias. Em sua composição podemos encontrar gorduras boas. Ela também é rica em Ômega-3 que atua no bom funcionamento do organismo e seus processos biológicos.

Ela é ótima para a saúde do cérebro, dos olhos e do sistema nervoso. Tem capacidade de regular a gordura do sangue e o colesterol, melhorando o sistema gastrointestinal.

Uma gema de ovo possui cerca de 1 grama de lecitina. Por dia, para um adulto saudável, é recomendado 6 gramas desse nutriente.

dieta do ovo

ALGUNS DOS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO OVO

Mesmo que a procura por esse alimento esteja relacionada à perda de peso, o ovo é um alimento altamente nutritivo e possui aminoácidos essenciais que o nosso corpo não é capaz de produzir por si só e precisamos ingerir através da alimentação.

QUAL A FINALIDADE DA DIETA DO OVO?

Os benefícios que mais são vistos estão relacionados à perda de peso e ao aumento dos níveis de massa magra. Para quem deseja seguir um cardápio mais restrito, pode optar por essa dieta, já que os níveis de proteínas são altos e a ingestão de calorias é baixa.

Além disso, o ovo é um alimento que completa a refeição pois é rico em diversos nutrientes que só trazem benefícios ao nosso organismo.

Caso seu desejo seja reduzir medidas e perder peso, aumentando a massa magra, recorra a essa dieta principalmente após a prática de atividades físicas.

A dieta do ovo também é eficaz para quem deseja aumentar a disposição de proteínas no corpo que são pobres em gorduras, reduzindo automaticamente os níveis de insulina.

A dieta do ovo deve ser feita por até 5 dias. É comum que a perda de peso aconteça nesse tempo, mas isso não irá afetar a composição muscular.

A dieta do ovo emagrece, mas para isso, é preciso que esteja diretamente associada à musculação e a uma alimentação balanceada. Com isso, o metabolismo será acelerado, reduzindo os níveis de gordura no corpo e promovendo o emagrecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *