Os chás anti inflamatórios têm a capacidade de fortalecer a imunidade do nosso corpo, melhorando a aparência da pele, trazendo benefícios à saúde e hidratando o corpo.

Algumas dessas bebidas podem ser preparadas em casa sem muito mistério ou dificuldade. Elas beneficiam de muitas formas nossa saúde.

O consumo de chás anti-inflamatórios para combater inflamações é uma das formas de aliviar dores e desconfortos. Eles também atuam como antioxidantes, diuréticos, digestivos e calmantes.

Chá anti-inflamatório

AFINAL, O QUE É UMA INFLAMAÇÃO?

A inflamação está relacionada a uma lesão ou infecção do corpo. É quando o corpo reage a isso de forma a eliminar os microorganismos estranhos ou reparar as células de algumas lesões como queimaduras.

Com isso, podemos ver que existem dois tipos diferentes de inflamações: infecciosas e não infecciosas.

As duas podem trazer características como dores, vermelhidão, calor, inchaço ou perda e função daquele local.

A inflamação só é julgada prejudicial quando se torna crônica. Isso porque contribui para o aparecimento de outros tipos de doenças como câncer, diabetes, obesidade e doenças neurológicas.

COMO IDENTIFICAR UM ORGANISMO INFLAMADO?

Os sintomas de uma inflamação podem ser identificados através de maus funcionamentos no seu corpo, e alguns deles são:

Inchaço no corpo;

Mau funcionamento do intestino;

Falta de energia;

Aparecimento de espinhas, olheiras e oleosidade na pele;

Alterações de cores na urina.

Chá anti-inflamatório

10 RECEITAS DE CHÁS ANTI-INFLAMATÓRIOS PARA DIMINUIR DORES DE INFLAMAÇÕES

Veja agora 10 receitas de chás anti-inflamatórios que poderão te ajudar na diminuição das dores causadas pelas inflamações no seu corpo. Confira:

1 – Chá anti-inflamatório para dores na coluna

O chá de pimenta caiena é ótimo para aliviar dores na lombar e nas costas. A capsaicina é o principal ativo da pimenta. Sua principal função é aliviar dores e trazer relaxamento.

Para preparar o chá de pimenta caiena, coloque 1 colher de sopa de pimenta em 1 xícara de água já fervida. Deixe agir por alguns minutos em infusão.

Espere o chá esfriar e molhe um algodão. Aplique o algodão sobre a área provocada pela dor. Isso trará alívio à região.

2 – Chá anti-inflamatório para dores musculares

Para diminuir dores musculares, pode contar com o auxílio do chá de cúrcuma ou também chamado de açafrão. De acordo com alguns nutricionistas, esse chá não altera o ácido lático presente no músculo que o faz crescer.

Para preparar o chá de cúrcuma adicione uma colher e sopa de cúrcuma em pós com o suco de 1 limão e 1 colher de sopa de mel. Misture bem e beba.

3 – Chá anti-inflamatório para dores no corpo em geral

Para o alívio de dores no corpo em geral, pode-se usar o chá de capim-limão. Esse chá tem efeito calmante e sedativo, além de ser um chá muito saboroso. Ele é feito pela infusão das folhas da planta do capim-limão em água fervida por alguns minutos.

Espere o chá esfriar um pouco e sinta-se relaxado com o efeito que causa.

4 – Chá anti-inflamatório para dores no dente

Existem alguns chás que causam efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, aliviando a dor que são causadas por inflamações vindas de bactérias. O chá de macela com própolis é um deles.

Para prepará-lo, basta separar uma porção de folhas de macela, 1 litro de água e 30 gotas de extrato de própolis. Para preparar, basta colocar as folhas fervendo na água por cerca de 5 minutos. Após esse tempo, espere o chá esfriar e acrescente as 30 gotas de própolis e misture. Faça bochechos duas vezes ao dia para aliviar as dores.

5 – Chá anti-inflamatório para fins ginecológicos

Existem alguns sintomas de doenças ginecológicas que podem ser aliviadas por chás. Doenças como candidíase podem ser tratadas também com chá de orégano. Esse chá conta com ações calmantes e anti-inflamatórias. Elas relaxam o corpo e aliviam inflamações.

Para o seu preparo, pegue uma colher de sopa de orégano, uma colher de sopa de camomila desidratada, uma xícara de água e meio limão espremido. Leve a água ao fogo e assim que começar a ferver coloque o suco de limão e as ervas. Tampe a panela e deixe por 10 minutos abafado. Tome algumas vezes ao dia.

Esse chá também alivia sintomas da TPM (Tensão pré menstrual).

6 – Chá anti-inflamatório para o útero

Para o alívio de dores de cólicas menstruais, o chá de camomila com gengibre é ótimo para isso. Ferva 250 ml de água com a raiz do gengibre. Após 5 minutos fervendo, acrescente uma colher de sopa rasa de camomila desidratada. Tampe a panela e deixe abafado. O consumo pode ser de até três xícaras por dia para aliviar as dores.

Chá anti-inflamatório

7 – Chá anti-inflamatório pós cirurgias

O chá de arnica possui efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e antisséptico. Seu consumo é eficaz após cirurgias pois possui ação cicatrizante.

Para preparar o chá, pegue uma xícara de água com as flores de arnica secas, deixe ferver e abafe. Feito isso, pegue um algodão ou gaze e molhe no chá. Aplique sobre a área desejada. Não deixe por muito tempo sobre a área acometida, isso pode trazer alguns riscos.

8 – Chá anti-inflamatório para tendinites

O chá conhecido como chá de unha de gato pode aliviar dores vindas de bursite e tendinite. Seu preparo é feito por 1 xícara de água fervida e algumas folhas da planta unha de gato. Deixe em infusão por uns minutos e beba. Não é interessante consumir por vários dias consecutivos.

9 – Chá anti-inflamatório para infecções no trato urinário

O chá de tanchagem é ótimo para tratar dores e infecções no trato urinário.

Para preparar o chá, use uma porção da planta de tanchagem e coloque em infusão com 250 ml de água fervida. Espere esfriar um pouso, coe e beba.

10 – Chá anti-inflamatório para sinusite

O chá de limão, gengibre e mel é ótimo para descongestionar essa área. Para preparar, pegue 1 litro de água, um pedaço de gengibre descascado, suco de 1 limão inteiro e 1 colher de sopa de mel. Junte a água e o gengibre e leve ao fogo até levantar fervura. Deixe ferver durante 10 minutos. Feito isso, coloque o suco do limão e o mel.

Você pode consumi-lo várias vezes ao dia. Beba o chá morno.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *