Tipos de Açúcar Saiba Escolher o Mais Saudável

Será que existe alguma forma de ingerir açúcar e ser saudável? Parece meio controverso açúcar e saudável na mesma frase.

Mas sim tem como, e sim existe açúcar saudável, veremos ao longo do texto como se alimentar bem sem deixar de ingerir seus doces favoritos.

Para muitas pessoas é difícil seguir uma alimentação saudável pelo vício em doces. Mas graças aos estudos e à procura de qualidade de vida, hoje conseguimos saciar essa vontade de comer doce sem ficar com a consciência pesada.

O adoçante é a única opção para quem quer ser mais saudável?

Atualmente existem diversos tipos de adoçantes no mercado, os de mesa, os artificiais e os naturais e apesar da procura os naturais não tem um  preço acessível  a todos.

Se você já tentou fazer alguma dieta, com certeza, o primeiro passo foi comprar adoçante. Mas será que existe alguma outra forma de ser saudável sem ser o adoçante?

Existem vários tipos de açúcar para quem não gosta de adoçante e tem buscado uma vida saudável, lembrando que antes de fazer qualquer restrição na alimentação deve-se procurar um médico para orientação.

Escolhendo o açúcar mais saudável

Açúcar mascavo: esse açúcar de cor mais escura tem essa tonalidade por não passar por processos de refinamento, preservando assim algumas vitaminas  e minerais.

Ele tem um sabor mais forte de cana de açúcar  o que pode levar um tempo para se acostumar.

Apesar de  ser mais bruto ainda é açúcar e continua sendo calórico, em 100 gramas de açúcar mascavo contém 375 calorias já no branco em 100 gramas contém cerca de  400 calorias.

Açúcar demerara: esse açúcar diferente do mascavo passa por um leve processo de refinamento, porém não recebe aditivos químicos como o açúcar branco com isso  mantém as “bactérias boas”do nosso intestino.

Ele tem um sabor mais leve em comparação com o mascavo  e pra quem procura uma vida saudável ele é excelente porém  também possui alto nível de calorias a cada 100 gramas ele tem 387 calorias.

Açúcar de coco: tem se tornado o queridinho dos brasileiros, esse açúcar é extraído das flores de palma do coco e não da fruta.

Apesar de conter bastante calorias 375 a cada 100 gramas ele não provoca um pico

glicêmico como os açúcares refinados. Seu sabor é comparado com açúcar mascavo.

Melado de cana: esse é o menos calórico 290 a cada 100 gramas, um xarope grosso e escuro ele é feito através da fervura do caldo de cana,assim sendo não perde nutrientes.

É um ótimo substituto do adoçante, além de tudo ele é rico em ferro sendo assim aliado em tratamentos contra a anemia pois tem a capacidade de aumentar a ferritina.

Sendo também muito usado na culinária na internet existem diversas receitas com melado.

Lembrando que todos esses açúcares são aliados na busca da alimentação  saudável, mas todos são calóricos sabendo disso cuidado, apesar de conter vários nutrientes e vitaminas,

engordam se consumidos em excesso.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *