Jovens São mais Suscetíveis a Modismos do Tabagismo

Infelizmente o tabagismo tem se tornado cada vez mais frequente na vida de jovens e adolescentes é uma moda que tem alcançado essa classe  com mais veemência.

Muitos o fazem para se adequar a um grupo que querem fazer parte, ou até mesmo como uma forma de enfrentar os pais.

Essa é uma moda que traz diversos riscos à saúde principalmente quando se começa a fumar tão cedo, pesquisas recentes trazem um número alarmante sobre esses  jovens que foram expostos a esse vício, muitos tendem a morrer precocemente vivem cerca de vinte  anos a menos que outros jovens não foram expostos a essas substâncias.

Formas de tabagismos

Uma prática que se tem normalizado bastante entre jovens e adolescentes é o uso do narguilé por possuir diversos aromas e sabores, é importante saber que apesar da cor e do gosto, ainda é tabaco e é prejudicial a saúde como qualquer cigarro.

Pensa-se que por se usar água para filtrar a fumaça essa seja menos nociva à saúde, mas não é bem assim pois nesse processo é retirado apenas uma pequena parte das substâncias prejudiciais à saúde.

Sendo assim o narguilé pode trazer diversos riscos e doenças ligados ao cigarro e como seus adeptos passam maior tempo em contato com a fumaça é ainda pior e também é viciante.

Cigarro eletrônico

 O cigarro eletrônico oferece risco à saúde como qualquer outra forma de tabagismo ou pior pois além da nicotina esses dispositivos contêm substâncias cancerígenas e substâncias tóxicas.

Esse cigarro é proibido no Brasil, mesmo assim é encontrado facilmente na internet. Há estudos que afirmam também que esses cigarros podem explodir causando danos físicos a seus usuários.

Como reconhecer jovens que estão entrando no tabagismo

Estudos relatam que jovens que têm pais que fumam tendem a fumar,isso por causa da influência e por crescerem como fumantes passivos, isto é, por ficarem expostas à fumaça de cigarros.

Os fumantes passivos também podem apresentar doenças relacionadas ao tabagismo, afinal a fumaça do cigarro contém mais de 4000  componentes químicos.

Existem formas de reconhecer se alguém próximo a você está entrando no tabagismo, as maneiras mais fáceis de perceber são:

Mau cheiro: esse hábito é fácil de  reconhecer através  do olfato, afinal o cheiro do cigarro fica impregnado no cabelo e nas roupas.

Alteração de humor: a nicotina produz alterações no sistema nervoso central o que modificam o estado emocional, além disso é essa a substância que causa dependência.

Por tanto é importante que pais estejam atentos a qualquer mudança de comportamento por menor que seja, o vício em qualquer tipo de cigarro sempre vem  acompanhado por outros vícios , o alcoolismo por exemplo, tem ligação direta com o tabagismo.

Caso você perceba que seu filho está entrando no tabagismo não se desespere, primeiro descubra qual foi o gatilho (a causa) que desencadeou esse comportamento, fique atento também ao estado emocional que ele se encontra.

Existem diversas formas para abandonar o vício, mas independente da forma de sair, é muito importante o apoio das pessoas próximas.

Por hoje é só, obrigado por me acompanhar até aqui, nos vemos na próxima.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *