Quem nunca ouviu uma música e sentiu vontade de dançar, sempre que sentimos essa vontade também sentimos um sentimento de alegria, a música tem esse poder de nos trazer a memória sentimentos bons de conforto.
Existem tantas danças de diferentes culturas, que nos deixam impactados pela complexidade dos passos, como é possível nosso corpo fazer tantos movimentos diferentes.
A dança é uma ótima opção para quem busca perder peso, existem várias modalidades de danças que movimentam várias partes do corpo, é o caso da zumba ela mistura passos de ginástica aeróbica e danças latinas sendo assim acelera a perda de peso quando associada a alimentação saudável.
A dança só serve para perder peso ?
A resposta é não, a dança é aliada a tratamentos da depressão, também é estímulo para o cérebro e para a memória e ajuda a melhorar a postura.
É uma grande aliada para pessoas da terceira idade pois traz mais equilíbrio, sem contar que conforme vai passando o tempo temos a tendência de nos movimentarmos menos.
Sendo assim a dança faz com idosos interajam mais com outras pessoas e se movimentam mais, por isso é tão importante incentivar essa prática trazendo assim mais qualidade de vida para essa classe.
Alguns profissionais indicam a dança como método de reabilitação, chama-se dançafisio, ela alia passos de diferentes ritmos com exercícios de cinesioterapia.
Tratando depressão através da dança
Segundo a OMS trezentos milhões de pessoas convivem com a depressão no mundo, no Brasil cerca de 12 milhões de pessoas sofrem desse mal, lembrando que hoje em dia é tratada como doença diferente do que se pensava antigamente não é frescura e leva muitas pessoas até a morte.
A dança é uma aliada no tratamento dessa doença pois além da sensação de bem estar também eleva a auto estima e colabora com a socialização, para esse fim todas as danças são recomendadas basta escolher a que mais se adequa com seu estilo musical.
Assim como em outras atividades físicas, nosso corpo libera hormônios enquanto dançamos a endorfina e a serotonina os famosos hormônios de prazer.
Livre-se do estresse dançando
Com tantos compromissos e obrigações chega uma hora que nossa mente parece explodir, nesse momento precisamos rever alguns hábitos e adquirir outros é preciso fazer alguma coisa para relaxar corpo e alma.
É nesse momento que entra a dança, essa atividade relaxa a musculatura diminui a tensão do corpo e da mente.
A Partir dessa prática podemos nos expressar através do nosso corpo, com o tempo ganhamos muito mais disposição.
Com apenas duas aulas por semana já é possível se sentir melhor o importante é que quando praticar esqueça dos problemas e das obrigações concentrando apenas nos passos e no aprendizado aliando assim sensação de prazer .
Como manter corpo mente e alma bem dançando
Vemos ao longo do texto como podemos aliar a dança ao tratamento de perda de peso, de depressão e até mesmo do estresse. Não é difícil, basta deixar a vergonha de lado e procurar bons instrutores que ensinam diversos ritmos.
O mais importante é não deixar acontecimentos do dia a dia levar a animação e o bom humor e sua vontade de dançar.
Leia também: Max Oil Plus;