Caso você não saiba, existem ferramentas gratuitas do Google (o melhor buscador de todos) que podem te ajudar a melhorar seu SEO.
O SEO é uma ferramenta essencial para posicionar seu site e melhorar sua visibilidade para que você apareça no topo dos buscadores.
É por isso que as ferramentas do Google foram consideradas as melhores e neste artigo vamos falar sobre 3 delas para que você possa começar a usá-las agora mesmo. Mãos à obra!
Se deseja alavancar os resultados logo, recomendo conhecer estes serviços:
- Google Trends
A principal função desta ferramenta é ajudá-lo a determinar qual “palavra-chave” ou palavra-chave está recebendo mais tráfego para que você possa usá-la em sua página da web.
O estudo é realizado por um determinado período de tempo e também fornece gráficos para ser ainda mais específico no número de pesquisas de acordo com a área geográfica.
Por sua vez, ao permitir comparar até 5 “palavras-chave” ao mesmo tempo, você poderá saber quais são as tendências e/ou as mais pesquisadas dentro do mesmo setor.
No entanto, há apenas um problema, e é que ele mostra as palavras-chave com mais tráfego, deixando de lado a incerteza sobre quantas pesquisas são necessárias para ser realmente visível.
- Google Analytics
Indispensável desde uma consultoria seo até um iniciante no ramo.
Como o próprio nome indica, esta ferramenta gratuita analisa seu site e permite que você saiba tudo o que acontece nele. É como um vigilante 24 horas por dia.
É uma boa ferramenta para o marketing digital de sucesso, porém existem mais estratégias de marketing online que podem ser muito úteis dependendo do seu tipo de negócio.
Permite conhecer o número de visitas, a sua duração; ou seja, quanto tempo eles passam navegando em seu site, se são usuários regulares ou se é a primeira vez que visitam você, etc.
O mais importante para tirar o máximo proveito do Google Analytics é que você aprenda a interpretar seus resultados. Você deve colocar os dados obtidos em uso.
Por exemplo: sabendo qual conteúdo recebeu mais visualizações, considere escrever sobre tópicos relacionados.
Sabendo também como eles chegaram à sua página, você pode encontrar uma maneira de continuar se promovendo da mesma maneira e encontrar novos para obter ainda mais tráfego.
Basicamente te permite saber se a sua estratégia de marketing digital está funcionando o no.
Se sua resposta for não, ela permitirá que você faça as correções pertinentes para alcançar o sucesso e saber quais erros cometeu para não cometer novamente.
- Otimizador de website do Google
Esta ferramenta permite otimizar os conteúdos da sua página, comparando-os com diferentes versões que tenham o mesmo tema.
O objetivo é facilitar a tomada de decisões na hora de fazer alterações ou ajustes na sua estratégia de marketing digital.
Para conseguir isso, use duas opções:
-Teste A/B: que é usado para comparar duas versões da mesma página, a fim de testar qual delas funciona melhor para você. Este teste inclui o design geral da página.
-Teste multivariável: sua principal função é testar e comparar as variações do conteúdo em diferentes locais da página. Também é útil com imagens.
No entanto, com o Otimizador de website do Google, você pode experimentar um pouco de tudo.
A forma e/ou estrutura de sua página da web (incluindo as cores que você deve usar), o corpo do texto, o tamanho e a posição do logotipo, etc. Tudo relacionado ao design, em poucas palavras.
Para realizar um teste você só precisa: selecionar uma das duas opções, a página que você vai testar e o conteúdo, pode ser imagens, logotipos ou toda a web.
Sabendo o que é melhor para sua página (de todos os pontos de vista), será muito mais fácil você melhorar o que está falhando e levar sua página ao topo.
Graças ao Google é possível aproveitar todos os benefícios dessas ferramentas, que melhorarão consideravelmente o seu SEO.
Um bom posicionamento de SEO não apenas permitirá que você tenha uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa e atraia mais tráfego, mas também poderá gerar mais dinheiro.
Se você conseguir uma das primeiras posições no buscador, as chances de eles entrarem na sua página e comprarem aumentarão.
Além disso, ao ver que o nome do seu negócio é um dos que estão sempre em primeiro lugar, você vai gerar confiança e dar maior visibilidade a ele.
Aprender e se tornar um especialista em SEO não trará nada além de bons resultados. Começa agora!