29/04/2018

Parar de fumar na velhice aumenta longevidade

O cigarro está relacionado ao agravamento de várias doenças que diminuem a expectativa de vida. Parar de fumar traz benéficos evidentes aos idosos

Parar de fumar: homem idoso quebrando um cigarro com as mãos
Parar de fumar: homem idoso quebrando um cigarro com as mãos

Se por um lado, o consumo de cigarros mata milhões de indivíduos a cada ano e diminui a longevidade, sendo fator de risco para inúmeras doenças, parar de fumar causa efeitos benéficos evidentes em todas as faixas etárias, inclusive nos idosos, principalmente na qualidade e na expectativa de vida.

“Mesmo já sendo idosa, a pessoa que deixa de fumar se beneficiará de melhora na sua qualidade de vida. O uso do tabaco está relacionado com o agravamento de várias doenças que podem surgir com o avanço da idade, como as doenças cardiovasculares”, explica a psicóloga Vera Borges, da Divisão de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).

Vera Borges destaca que muitos idosos tabagistas desejam parar de fumar, mas o fato de terem sido tabagistas por muitos anos aumenta e reforça a dependência do tabaco, dificultando a decisão. “Um dos fatores que mais contribui para o idoso parar de fumar é o surgimento de doenças ocasionadas pelo uso de tabaco ao longo da vida”, afirma. Entre outros danos, o cigarro torna o idoso tabagista mais sujeito a ter irritação das vias aéreas, podendo desenvolver enfisema pulmonar, bronquite e gripes que podem levar à pneumonia.

“O tabagismo é uma dependência química que, além de ser uma doença por si só, produz outras doenças, aumentando as chances de câncer, doenças cardiovasculares, pulmonares, dentre outras. Quanto mais cedo o tabagista parar de fumar, mais saúde ele terá, e, ao mesmo tempo, menos riscos de contrair doenças ocasionadas pelo tabaco”, reforça a psicóloga.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. O cigarro é responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Dessas, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% das relacionadas a diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% de doença coronariana (angina e infarto) e 25% de doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).

Terceira idade


A psicóloga traça diferenças importantes, do ponto de vista físico e mental, para a fase caracterizada como terceira idade, que vão além da fragilidade física, como sentimentos de perdas, medos e incertezas. “É preciso considerar que o tabaco ocupou um espaço grande demais na vida dessa pessoa, e que ela terá dificuldades importantes para estabelecer outro padrão, criar uma rotina em sua vida que não inclua o cigarro”, afirma.

Vera acredita que é fundamental sensibilizar o idoso para parar de fumar, mas é preciso compreender suas dificuldades e motivá-lo a ir vencendo-as aos poucos. “Esse pode ser um caminho de encorajamento para superar seus limites. Parar de fumar é um processo que pode levar algum tempo até que se efetive”, conclui.

Confira os benefícios de parar de fumar:


- Normalização da pressão arterial após 20 minutos;
- Queda de 50% dos níveis de nicotina e monóxido de carbono no sangue, com normalização da oxigenação do sangue após 8 horas;
- Melhora do olfato e paladar após 48 horas;
- Melhora da capacidade de andar e correr após 2 a 12 semanas;
- Redução do risco de derrame e de infarto semelhante a quem nunca fumou após 5 a 15 anos.

 

Conheça os 10 Passos para parar de fumar: 

Dez Passos para Parar de Fumar

1. Tenha determinação 

2. Marque um dia para parar

3. Corte gatilhos do fumo

4. Escolha um método: abrupto ou gradual

5. Encontre substitutos saudáveis

6. Livre-se das lembranças do cigarro

7. Encontre apoio de amigos e familiares

8. Escolha a melhor alimentação

9. Procure apoio médico

10. Troque experiências em um grupo de apoio

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