17/11/2017

Série Dez Passos para Parar de Fumar: Troque experiências em um grupo de apoio

images/grupo_tabagismo_prefeiturajuazeiroCE.jpg

Como foi mostrado na série Dez Passos para Parar de Fumar, com textos comentados pela pneumologista Cristina Cantarino, Coordenadora do Centro de Tratamento de Tabagismo do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o fumante precisa estar engajado, prestar atenção nos gatilhos que o levam para fumar e se afastar deles, encontrar substitutos saudáveis e procurar ajuda profissional. Neste último passo, a médica explica que algumas pessoas descobrem dicas importantes quando conversam com outras na mesma situação.

Tratamento

No tratamento gratuito do tabagismo oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o fumante pode trocar experiências, ação fundamental para o sucesso. "No SUS, o fumante vai ter, primeiro, um encontro individual com um profissional de saúde que está capacitado para atendê-lo", explica Cristina Cantarino. "Posteriormente, acontecem os encontros em grupo, onde a pessoa conhece outros casos, troca experiências, descobre como driblar as dificuldades e agrega informação. Esses encontros são importantes porque ajudam muito aos que querem parar de fumar. Um acaba ajudando o outro e, no fim, se aproximam muito porque estão ali por um objetivo comum".

Grupos

Os encontros em grupo acontecem semanalmente, ao longo de um mês, quando se espera que o fumante já tenha largado o cigarro. Após isso, eles se encontram mais duas vezes, com intervalo quinzenal. “Em seguida, o próximo estágio é um encontro mensal até que se complete um ano de abstinência. Como cada caso é um caso, mesmo durante os encontros em grupo, a pessoa continua tendo apoio individual", aponta a pneumologista.

 

» Conheça o Programa Nacional de Controle do Tabagismo

 

O tratamento do tabagismo é oferecido gratuitamente pelo SUS. Ligue para o número 136 e se informe em quais Unidades Básicas de Saúde e Hospitais de seu município o tratamento está disponível. O fumante também pode procurar diretamente a secretaria de saúde de seu município e perguntar pelo tratamento.

 

 

Dez Passos para Parar de Fumar

1. Tenha determinação 

2. Marque um dia para parar

3. Corte gatilhos do fumo

4. Escolha um método: abrupto ou gradual

5. Encontre substitutos saudáveis

6. Livre-se das lembranças do cigarro

7. Encontre apoio de amigos e familiares

8. Escolha a melhor alimentação

9. Procure apoio médico

10. Troque experiências em um grupo de apoio

 

Compartilhar:

A+

A-

A



Acesse também

Parceiros