21/09/2018

Benefícios do yoga para reduzir a ansiedade

Exercícios de controle respiratório ajudam a harmonizar a respiração, trazendo os benefícios do yoga para o corpo e para a mente

Yoga: Mulher sentada com as pernas cruzadas e as mãos unidas
Fotos: Karina Zambrana

“A ansiedade está ligada diretamente ao controle do medo. Quanto mais a pessoa estiver conectada com a sua essência, fortalecida física e mentalmente, mais estará apta a lidar com essa emoção. A mudança no padrão de respiração, por meio dos ásanas (posturas corporais), pranayamas (respirações), mantras e meditação, modifica a forma como lidamos com as emoções e nos ajuda a lidar com a ansiedade”, explica a professora de Kundalini Yoga, Nambir Kaur.

Em entrevista ao Saúde Brasil, a professora de yoga explicou como os exercícios de controle da respiração ajudam a aliviar a ansiedade. “A mente obedece a respiração. Quando colocamos o foco na respiração tomamos as rédeas sobre a nossa mente, o que é essencial para o controle desses estados emocionais.” Nambir conduz aulas para adultos, gestantes, mulheres no puerpério, bebês e crianças em Brasília (DF). Também é doula, especialista em yoga, massagem para gestantes e alimentação consciente. 

Para ela, a ansiedade tem relação com o estilo de vida da pessoa, que não atende aos autocuidados básicos. “A prática do yoga proporciona um olhar mais cuidadoso aos nossos hábitos e educa para uma conexão profunda com o nosso ser autêntico. Quando aprende a viver em estado de consciência elevada, a pessoa se atenta para a alimentação no sentido amplo de tudo o que nos nutre, incluindo nossos comportamentos e escolhas. Isso significa sair do automatismo e ir para um lugar de reflexão sobre o que é curativo para nós”, ressalta a especialista.

A ansiedade excessiva é sintoma comum em distúrbios mentais como depressão, fobias, transtorno obsessivo-compulsivo e pânico. O artigo científico “Os benefícios do yoga nos transtornos de ansiedade” destaca que, devido as respostas de relaxamento, terapias complementares como o yoga vêm provando sua eficácia significativa na redução dos sintomas de ansiedade.

Pranayamas: Respiração do yoga para aliviar a ansiedade

O yoga envolve exercícios de controle respiratório chamados pranayamas como um meio de expandir e intensificar o fluxo da energia no interior do corpo para desintoxicar e limpar os canais de energia, fortalecendo a conexão com a vida. “Os pranayamas são muito úteis para o controle da ansiedade”, observa a professora Nambir, que sugere um exercício de meditação especial para ajudar a harmonizar a respiração. A sequência inclui quatro etapas (que podem ser repetidas):

1) Inspire pelas narinas e expire pelas narinas;
2) Inspire pela boca e expire pela boca;
3) Inspire pelo nariz e expire pela boca;
4) Inspire pela boca e expire pelo nariz.

A prática é feita com o corpo sentado na postura meditativa, de forma confortável. Indica-se colocar as mãos com as duas palmas voltadas para o peito e polegares se tocando no coração [conforme a ilustração]. As inspirações e expirações são profundas e completas. E, ao respirar pela boca, o ideal é posicionar os lábios como se fosse assoviar.

Benefícios do yoga

Além de ajudar a controlar os sintomas da ansiedade, o fortalecimento do corpo físico é uma consequência da prática comprometida. “Entre os benefícios para o corpo, observamos um aumento da resistência física e mental, melhor capacidade respiratória, funcionamento dos órgãos, flexibilidade, entre outros. Ao se purificar com a prática, o corpo responde apresentando a sua excelência”, observa a professora.

Segundo Nambir, em pouco tempo são notáveis transformações profundas que vão desde mudanças nos hábitos autodestrutivos para hábitos saudáveis, até o aumento do foco e da clareza mental. “A prática aumenta a força interna para sustentar os desafios da vida com serenidade, a nossa força de vontade, a capacidade de presença e a conexão com a nossa alma.”

Praticante há pouco mais de um ano, a antropóloga Liliane Cunha, 40 anos, destaca os efeitos terapêuticos da prática milenar. “O yoga possibilita trabalhar meu próprio equilíbrio. Os exercícios de respiração e os momentos de meditação e relaxamento me tiram da dinâmica do cotidiano, onde sempre tem alguma coisa a fazer, um celular, um computador, atividades de casa ou do trabalho. É um momento de você parar pra você mesma, se interiorizar e conseguir ouvir mais, o que é uma chave importante para sair do padrão de ansiedade e confusão mental. Com a prática regular, você consegue se reorganizar e levar esse aprendizado para o dia a dia.”

O yoga é uma prática física, respiratória e mental que combina posturas físicas, técnicas de respiração, meditação e relaxamento.

Confira 8 benefícios do yoga para o corpo e para a mente:  

  • Melhora a aptidão física, a força e a flexibilidade geral;
  • Promove o fortalecimento do sistema musculoesquelético;
  • Estimula o sistema endócrino (relacionado à produção de hormônios);
  • Expande a capacidade respiratória e exercita o sistema cognitivo (relacionado ao desenvolvimento intelectual);
  • Diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial;
  • Melhora a qualidade de vida;
  • Reduz o estresse;
  • Alivia a ansiedade, a depressão e a insônia.

 

Fonte: Ministério da Saúde

Yoga no SUS

O yoga é considerado, no Sistema Único de Saúde (SUS), prática integrativa e complementar. Integra, a partir da publicação da Portaria Ministerial GM nº 849, de 27 de março de 2017, o rol de novas práticas institucionalizadas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS

 

Compartilhar:

A+

A-

A



Visite o Portal da Saúde

Acesse o Blog da Saúde

Publicações do Ministério da Saúde

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

Ministério do Esporte