18/06/2018

Conheça cuidados básicos antes de começar uma atividade física

images/jogging.jpg

De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2017, do Ministério da Saúde, as maiores frequências entre homens que praticam atividade física no tempo livre equivalente, a pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana, foi registrada em Macapá (57,1%), São Luís (54,1%) e Distrito Federal (53,8%). Entre mulheres, as maiores frequências foram observadas no Distrito Federal (45,9%), Palmas (41,9%) e Curitiba (37,7%).

Mantenha a hidratação
Consuma, no mínimo dois litros de água diariamente. Hidrate-se antes durante e depois do exercício físico.

Proteja-se do sol
Evite a radiação solar. Pratique esporte nos horários adequados para não causar desidratação e até mesmo o câncer de pele. Fala uso de protetor solar sempre, mesmo se o dia estiver nublado. Abuse de viseiras, óculos escuros, roupas com proteção UHV e bonés.

Vista-se adequadamente
Cada modalidade requer uma roupa especial. Uma vestimenta inadequada pode provocar danos, como movimentos incorretos durante a atividade, má postura, dores e muito mais. Use calçado confortável e roupas cômodas.

Alongamento
É importante fazer alongamento antes, para preparar o corpo para o exercício, e depois da atividade física, para eliminar a tensão que o esforço muscular gera.

Não se automedique
Ao sentir qualquer alteração ou desconforto no corpo, durante ou após uma atividade física, suspenda a atividade imediatamente e procure um médico.

Não existe um tipo de atividade física ideal para todo mundo. As preferências de cada indivíduo são fundamentais para a adesão e a continuidade da prática de atividades físicas. Cada pessoa deve escolher o exercício de sua preferência para que haja motivação.

Às vezes, pode acontecer de não se adaptar de cara na primeira escolha, mas é interessante não desistir de praticar atividade física e experimentar outras modalidades, até  encontrar o que é mais prazeroso.

Pesquisa do Ministério do Esporte mostra que é comum abandonar os exercícios, mais ainda se a pessoa tem entre 16 e 24 anos (45%). As maiores alegações para deixar de lado o esporte foram a falta de tempo ou substituição por outras prioridades. Mas é preciso manter a motivação em alta.

Sabendo disso, insista. Estar em constante movimento é manter-se saudável. E a saúde é, sim, uma prioridade. Ou não é?

 

Compartilhar:

A+

A-

A



Acesse também

Parceiros