16/05/2018

No trabalho a dica é: movimente-se!

images/shutterstock_673636465.jpg

O dia a dia no trabalho pode e deve ser aproveitado para cuidar da saúde do corpo também.

“Ficar em uma mesa por oito horas consecutivas ou mais prejudica a circulação, a visão e também contribui bastante com o ganho de peso e, consequentemente, com o desenvolvimento de problemas cardiovasculares”, afirma o professor de educação física, Muriel Vidigal.

Algumas mudanças simples na rotina dentro das repartições podem combater o sedentarismo, garantir o bom funcionamento do organismo e o fortalecimento dos músculos, mesmo enquanto estamos no trabalho.

Antes mesmo de chegar ao escritório já é possível praticar alguma atividade física. Deixar o carro de lado e se locomover de bicicleta ou aumentar a caminhada até chegar ao trabalho melhoram o condicionamento físico e exercitam a parte cardiovascular.

Ao chegar no trabalho, ao invés de subir de elevador, dê preferência às escadas. Caso o andar seja muito alto, suba alguns lances de elevador e completo o trajeto subindo uns degraus. Esse tipo de exercício ajuda a perder peso e aumenta a resistência muscular. Essa dica, no entanto, não é indicada para pessoas que sofrem com problemas no joelho e nas articulações.

A cada hora de trabalho pare e faça um alongamento. Pode ser feito na própria cadeira. Aproveite que está sentado para esticar as pernas, braços e punhos. Faça movimentos circulares com a cabeça para relaxar o pescoço. O alongamento, além de aumentar a disposição, evita encurtamentos musculares que podem levar a dores.

A fisioterapeuta Andrea Bortolazzo recomenda que, de hora em hora, seja feita uma caminhada para estimular a circulação. Ficar em pé evita a formação de trombos e auxilia na queima de calorias. Alguns aplicativos são eficientes para controlar e organizar o tempo que gastamos quando estamos trabalhando e nos avisam que está na hora de fazer uma pausa para descansar.

Outra alternativa para manter-se em movimento durante o expediente é não deixar uma garrafa com água na mesa. A medida vai forçar você a levantar para matar a sede e, assim, irá alongar um pouco as pernas e fazer o sangue circular.  

Algumas empresas oferecem ginástica laboral para os seus funcionários. Essa prática ajuda a prevenir patologias relacionadas às atividades laborais e incentiva os colaboradores à prática de atividades físicas, que são importantes para melhor a qualidade de vida e manutenção da saúde. Em média, este tipo de ginástica tem a duração de 15 minutos e pode ser feita antes, durante ou depois a jornada, seja para preparar para o trabalho, para compensar o estresse do trabalho ou para relaxar após a labuta.  

Ficar sem se mexer muito tempo é extremamente prejudicial para o corpo. Pesquisa publicada no Annals Of Internal Medicine, por cientistas da Universidade de Columbia, em Nova York (EUA) mostra que o tempo gasto em uma cadeira pode encurtar a vida, mesmo se você se exercitar.

Homens e mulheres, de qualquer sexo, raça ou cor,  que ficavam sentados durante a maioria das horas todos os dias têm maior risco de morte precoce, especialmente se ficavam sem se mexer por mais de trinta minutos.

Pesquisas citadas no site do American College of Cardiology alertam que passar muitas horas sentado aumenta o risco de infarto e de acidente vascular cerebral, especialmente nas mulheres. Portanto, mude a sua rotina de trabalho e viva mais e melhor.

Compartilhar:

A+

A-

A



Acesse também

Parceiros