23/01/2018

Brincadeiras de rua: confira dicas de Daniel Cobra

Pega-pega, esconde-esconde, pique-bandeira, pular corda. Em tempos cada vez mais digitais, é importante incentivar as brincadeiras de rua ao ar livre

Brincadeiras de rua: crianças brincam de pular corda
Brincadeiras de rua: crianças brincam de pular corda
Daniel Cobra

Todos precisamos praticar atividades físicas regularmente para manter o corpo saudável. As crianças podem se exercitar de maneira muito divertida com as brincadeiras de rua como pega-pega, esconde-esconde, pique-bandeira, amarelinha, pular corda e outras atividades lúdicas.

“Essas brincadeiras, além de serem muito conhecidas e divertidas, podem ser jogadas junto com os pais”, lembra Daniel Cobra, pesquisador de jogos tradicionais. “Elas ajudam as crianças a desenvolverem velocidade, agilidade e criatividade”, completa.

Em uma época cada vez mais digital, é importante incentivar a criançada a sair de casa e se movimentar ao ar livre. “As crianças de hoje adoram viver aventuras no videogame. Mas é possível viver aventuras no mundo real também, com diversas brincadeiras de rua antigas e atuais”, aponta o pesquisador.

Para tirar a criança do sofá não precisa de muita coisa. As brincadeiras de rua tradicionais, além de trabalharem diversos aspectos importantes para a criança, podem ser jogadas sem muita estrutura ou materiais.

Assista aos vídeos com dicas de Daniel Cobra ensinando simples e divertidas atividades físicas para as crianças

 

Compartilhar:

A+

A-

A



Visite o Portal da Saúde

Acesse o Blog da Saúde

Publicações do Ministério da Saúde

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

Ministério do Esporte