08/08/2017

Colesterol alto: 5 dicas de como evitar

Alimentação saudável e prática de atividades físicas estão entre os hábitos que devem ser adotados para evitar o colesterol alto

Arte: Borracha do lápis apagando a palavra colesterol
Arte: Borracha do lápis apagando a palavra colesterol

O colesterol é uma gordura necessária para o organismo exercer algumas funções como a produção de determinados hormônios, mas é preciso ingeri-lo de forma equilibrada para manter as taxas regulares. A Plataforma Saúde Brasil conversou com a analista Ana Luisa Souza de Paiva Moura, da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, sobre como evitar o colesterol alto.

"Um hábito alimentar com consumo alto de carnes vermelhas, gorduras saturadas e alimentos ultraprocessados, aliado ao baixo consumo de frutas e hortaliças, favorece a hipercolesterolemia e aumenta o risco das doenças cardiovasculares", explica Ana Luisa. "Se o padrão alimentar for equilibrado, a pessoa pode ter uma vida saudável e manter o colesterol em concentrações adequadas", aponta.

Vale lembrar que o problema não está reservado a apenas uma faixa etária. "Pessoas de qualquer idade, até mesmo crianças, podem ter colesterol alto. Isso pode se dar por questões genéticas, mas em grande parte está ligado à inatividade física e à má alimentação", ressalta a analista.

"Existem outros fatores de risco, como o tabagismo e o consumo em excesso de bebidas alcoólicas. A melhor maneira de prevenir é manter hábitos alimentares saudáveis, fazer atividade física regular e identificar os fatores de risco, e, neste caso, o acompanhamento de profissionais de saúde é importante", finaliza Ana Luisa. 

 

 

 

5 Dicas para evitar o  colesterol alto 

 

1. Atividade física

Exercícios regulares “queimam” gordura acumulada no organismo e baixam o nível do colesterol. 

2. Evite a gordura

O consumo diário de carne vermelha (característica de muitos brasileiros) aumenta o risco. Carnes com muita gordura, pele de frango e frituras também devem ser evitados.

3. Alimentação saudável

Hábitos alimentares saudáveis ajudam a regular o colesterol. Consuma alimentos in natura e minimamente processados como cereais integrais, frutas, legumes e verduras.

4. Pare de fumar

O cigarro potencializa os riscos de doenças do coração.

5. Procure um médico

O acompanhamento de profissionais de saúde ajuda a identificar fatores de risco e auxilia no controle do colesterol alto. 


Confira mais dicas de refeições para proteger a saúde do coração na Cartilha - Alimentação Cardioprotetora.

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