20/07/2017

Série Dez Passos para Parar de Fumar: Corte gatilhos do fumo

images/cigarro_cafe_shutterstock_643346881.jpg

O terceiro tópico da lista fala de um ponto importante: os gatilhos do fumo. É necessário prestar atenção nos atos e costumes que "chamam" o cigarro e que podem atrapalhar o objetivo principal.

"Os gatilhos são diferentes em cada fumante. Para um é o cafezinho, para outro é o companheiro de trabalho que também fuma e o convida para um intervalo. Às vezes, ele nem está com vontade de fumar, mas só de ver o colega descendo, acaba acompanhando", explica Cristina Cantarino. "São esses hábitos, que chamamos de gatilhos, que devem ser identificados por quem quer parar de fumar. Se está acostumado a dirigir fumando, não tenha cigarro no carro. Se fuma após as refeições, levante imediatamente após terminar e escove logo os dentes, o que ajuda a diminuir a fissura pelo cigarro."

Segundo a pneumologista, um dos gatilhos mais complicados é o álcool. Consumir bebida alcoólica, para o fumante que quer parar, é desafiador e ele nem sabe muito bem o motivo. "O álcool é um complicador porque ele acelera o metabolismo da nicotina, ou seja, a fissura por cigarro volta mais rápido. Além disso, a bebida tira o autocontrole, atrapalha a decisão do fumante de não fumar, que acaba consumindo mais que o de costume."

Além de escovar os dentes logo após as refeições, existem outros "recursos do bem" que podem ajudar. "Chupar gelo e comer cubinhos de frutas geladas ajuda a se livrar da fissura. E vale ressaltar que essa vontade arrebatadora que toma conta do fumante só dura cinco minutos. Ele tem de se dar o direito de perceber que essa fissura é autolimitada", ensina a pneumologista.

 

 

Dez Passos para Parar de Fumar

1. Tenha determinação 

2. Marque um dia para parar

3. Corte gatilhos do fumo

4. Escolha um método: abrupto ou gradual

5. Encontre substitutos saudáveis

6. Livre-se das lembranças do cigarro

7. Encontre apoio de amigos e familiares

8. Escolha a melhor alimentação

9. Procure apoio médico

10. Troque experiências em um grupo de apoio

 

Compartilhar:

A+

A-

A



Acesse também

Parceiros