07/07/2017

Série Dez Passos para Parar de Fumar: Tenha determinação

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Largar o tabagismo, na maioria dos casos, não é fácil.  O tabagismo é incluído na Classificação Internacional de Doenças (CID) como uma doença crônica, logo, está sujeito à recaídas. Alguns fumantes só alcançam o sucesso após mais de uma tentativa para deixar de fumar.

A luta esbarra no fato de o cigarro ser uma droga lícita, com aceitação social razoável, de fácil acesso e barato. Além disto, a indústria do tabaco usa inúmeras estratégias para induzir a iniciação entre os jovens, introduzindo  aditivos nos cigarros para mascarar o gosto ruim da fumaça e aumentar a capacidade da nicotina de causar dependência.  E não bastasse a dependência física e psicológica, ainda existem os condicionamentos, uma vez que os fumantes associam diversos comportamentos e situações com o ato de consumir o tabaco.

Dra. Cristina Cantarino. Foto: INCA

O primeiro ponto é a DETERMINAÇÃO. A pessoa precisa desejar parar de fumar. A cessação do tabagismo é um processo que se inicia com a tomada da decisão de parar de fumar e se prolonga até que se alcance a abstinência.  O fumante é o ator principal deste processo, é natural que ao iniciar a caminhada  se sinta dividido, ambivalente. “Uma parte de mim quer deixar o cigarro para trás, mas a outra, que adora fumar, quer manter por perto. "Esta é uma fala frequente no início do processo de cessação", aponta Cristina Cantarino (foto).

"Todo tabagista fuma mais do que realmente deseja. É fácil entender porque quem fuma 20 cigarros por dia e 'traga' dez vezes por cigarro e repete diariamente 200 vezes todo o gestual de levar o cigarro à boca. Isto se torna repetitivo e muitas vezes mais um cigarro é consumido sem a menor vontade. Quando o indivíduo percebe já está fumando. O 'piloto automático' para fumar assume o controle", explica Cantarino.

O tabagista  precisa vencer o “piloto automático”, observar  o  que o faz fumar e registrar os intervalos de tempo entre um cigarro e outro para ir aumentando. A melhor maneira é deixar o cigarro bem longe. A preguiça de ir buscar pode ser uma grande aliada. A fissura pelo cigarro é intensa mas dura no máximo cinco minutos.

É importante desviar o olhar da “perda” e buscar os reais ganhos da abstinência que são muitos. Os benefícios se apresentam a partir das primeiras 24 horas sem fumar e vão crescendo com o tempo.   

É comum que parentes e amigos incentivem e cobrem do fumante que ele largue o tabagismo, mas a iniciativa deve partir do próprio fumante. “Não adianta o marido ou a esposa querer que o companheiro pare de fumar, por exemplo. Essa cobrança, aliás, pode não ser produtiva e causar certa irritação”, acrescenta Cantarino. Familiares podem ajudar oferecendo água gelada, palitos de cenoura crua ou frutas picadas, sem muitos comentários.

"Profissionais de saúde devem motivar a cessação, jamais criticar o fumante. Todo e qualquer profissional de saúde deve dedicar pelo menos cinco minutos do seu atendimento informando sobre os riscos do tabagismo e evidenciando os benefícios que podem ser alcançados quando a abstinência é conquistada. O ideal é que ele faça o fumante desviar o olhar para o lado positivo”, conclui a médica.

 

 

 

Dez Passos para Parar de Fumar

1. Tenha determinação 

2. Marque um dia para parar

3. Corte gatilhos do fumo

4. Escolha um método: abrupto ou gradual

5. Encontre substitutos saudáveis

6. Livre-se das lembranças do cigarro

7. Encontre apoio de amigos e familiares

8. Escolha a melhor alimentação

9. Procure apoio médico

10. Troque experiências em um grupo de apoio

 

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