12/01/2018

Capoeira: uma boa opção de atividade física para todas as idades

images/capoeira_shutterstock_1200x1000.jpg

A prática regular de atividades físicas é um importante pilar para manter a saúde em dia. O aconselhável é que seja algo prazeroso para que o sedentarismo seja deixado de lado definitivamente. Quer uma opção de atividade divertida e cheia de ginga? Conheça a capoeira!

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, atividade física, cultura popular, dança e música. Vale lembrar que a maioria das pessoas não pratica a capoeira como luta. Cada um faz aquilo que se permite e, por isso, a atividade é aconselhável para pessoas de todas as idades e portes físicos, como explica o mestre Mauro da Rocha: "a capoeira é um diálogo corporal e sempre com muito respeito, afinal, precisamos do outro para jogar. Vou jogar com ele e não contra ele".

Imersa em musicalidade, ritual e tradição, a capoeira também é uma ótima maneira de socialização, pois há a possibilidade de apenas ser "jogada" ou aprender instrumentos típicos e de treinar o canto. Os exercícios praticados na roda trabalham a concentração e os aspectos psicomotores, como força, equilíbrio e agilidade. "Quem vê uma roda de capoeira logo pensa que não vai conseguir fazer. Mas qualquer pessoa pode praticar, da primeira infância à terceira idade", garante Mauro da Rocha.

Quer mais informações sobre a capoeira? Assista aos vídeos abaixo, com explicações do mestre Mauro da Rocha sobre essa atividade física cheia de ginga, música e diversão.

 

Coordenação e agilidade 

O pequeno Gustavo Duarte nasceu com paralisia cerebral e hoje trabalha coordenação, agilidade e força por meio da capoeira. Ele descobriu na atividade física uma inspiração e um caminho para interagir ainda mais com outras crianças. 

 

Compartilhar:

A+

A-

A



Acesse também

Parceiros