05/01/2018

A hora é agora! Aproveite o começo do ano para construir hábitos saudáveis

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Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB) e professora do Departamento de Educação Física da instituição, Cláudia Goulart, conversou com o site Saúde Brasil e conta como cumprir e, principalmente, como manter essa promessa.

"Hoje está cada vez mais difícil tirar as pessoas do sofá, pois temos todo conforto dentro de casa e uma imensa variedade de tecnologias, como internet, jogos, canais de TV por assinatura. Então, esse início requer muito esforço e força de vontade. Está tudo relacionado a uma mudança de hábito e todo um planejamento para que a mudança seja duradoura", explica Cláudia Goulart, doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB) e professora do Departamento de Educação Física da instituição de ensino.

Professora Cláudia Goulart.
Foto: Karina Zambrana/MS

A ideia de começar o ano bem, fazendo atividade física, não deve estar atrelada a objetivos repentinos e extremos. "Muitos querem perder peso rápido para estar mais magro no verão ou no carnaval. Alguns até tomam medicamentos e fazem cirurgia. O problema é que essa pressa, ou seja, perder vários quilos em poucas semanas, vai cobrar do corpo mais tarde. Se ela se programar e começar 2018 com metas menos agressivas e manter essa programação ao longo do ano, vai chegar muito bem em 2019. E se o hábito foi transformado, o peso saudável vai chegar naturalmente e vai durar por anos", acrescenta Cláudia Goulart.

Quando uma pessoa procura iniciar atividade física para perder peso, geralmente coloca como meta tantos quilos em um período de tempo. No entanto, a professora ensina uma maneira mais eficaz e duradoura. "As pessoas sempre falam em perder quilos. Por que não gramas? Atividades físicas regulares que te fazem perder 30, 50 ou 100 gramas de peso por dia, por exemplo, vão te dar mais resultados ao longo do ano que aquela forçada no final, com objetivo de perder vários quilos de uma vez. Pensando assim, em prazos curtos mas conscientes, quando chegar ao fim do ano você terá perdido vários quilos. O imediatismo está muito na moda. As pessoas querem resultados rápidos, para ontem, mas se esquecem de que a vida é um processo, que o divertido é curtir o durante."

A questão de perder peso devagar também ajuda a manter o peso saudável e está longe de ser mito. "Quando é feito de forma constante e aos poucos, a atividade física trabalha a adaptabilidade do corpo de forma muito mais adequada do que a mudança drástica. As articulações, a musculatura,os ossos e a mente vão se adaptando ao novo. O corpo recebe melhor essa atividade, sem falar que diminui muito a possibilidade de lesões", afirma Cláudia Goulart. 

A mudança de hábito requer um comprometimento com você mesmo. "Como você quer estar no final de 2018? Será que é preciso ter um resultado ruim no exame médico para tomar a decisão de se mexer? É preciso mesmo ter um trauma, um choque? A busca por um peso saudável é um comprometimento com a sua saúde, com a sua qualidade de vida”, ensina a professora, que ainda aponta a necessidade de buscar uma atividade física que lhe dá prazer e motivação para que o sedentarismo não retorne. “O que lhe dá prazer? Uma caminhada pequena na rua, na quadra, no bairro? Faça. Temos uma variedade enorme de atividades hoje. Você pode sair para passear com os animais de estimação ou participar de grupos de ciclismo, dança, academia, esportes coletivos, nadar em lagos ou piscinas. A atividade física é prazer, não castigo. Logo a disposição vem, o sono melhora e tudo fica mais fácil. Você se disponibiliza mais para se mexer e sua alimentação também muda, já que passa a querer menos açúcar, evita bebidas alcoólicas, enfim, a mudança acontece como um todo", conclui a professora. 

 

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