26/12/2017

Não quebre sua rotina de atividades físicas durante as festas de fim de ano

images/atividadeFisicaHomens_FotoKarinaZambrana_900x600.jpg

O organismo, já está acostumado a essa rotina e não é aconselhável voltar ao sedentarismo.

As festas de fim de ano vêm acompanhadas de ceias fartas, com comidas gordurosas e bebidas - e muitas vezes há o excesso no consumo. Esse é um dos motivos pelos quais não devemos abandonar a atividade física nesta época.

Professor Ricardo Moreno Lima. Foto: Karina Zambrana/MS

"Essas confraternizações de fim de ano normalmente impactam no peso corporal, dada a quantidade de alimentos calóricos consumidos no período. Estudos em vários países apontam que uma pessoa pode ganhar até meio quilo, em média, numa festa como essa. Em geral, esse ganho de peso não é revertido após essa fase de festas. Assim, o ideal é que a atividade física não seja colocada de lado nesse período", explica Ricardo Moreno Lima, professor do Departamento de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB). "E temos de lembrar que são várias as festas. A ideia é maneirar no consumo desses alimentos mais calóricos e colocar o corpo para trabalhar. A atividade física não pode entrar em recesso", aponta Lima.

Segundo o professor, é normal que nesta época do ano pinte aquela preguiça e a pessoa queira aproveitar a folga para descansar ou fazer outras coisas que normalmente não consegue ao longo do ano. Mesmo assim, não dá para esquecer a rotina já estabelecida. "Sabemos que é difícil colocar o corpo para trabalhar neste fim de ano, já que é período de férias escolares e recesso. O importante é fazer atividade física, seja ela individual, em grupo ou esportes coletivos. O que não pode é esmorecer."

 

Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar

 

Leia também:

» Atividades físicas em grupo geram mais motivação para uma vida mais ativa

» Evite excessos e faça uma ceia mais saudável neste fim de ano 

» Alimente-se bem durante o período de festas de fim de ano

Compartilhar:

A+

A-

A



Acesse também

Parceiros