11/07/2017

Gustavo Borges fala da importância da natação desde os primeiros anos de vida

images/gustavo_borges_800.jpg

Além de excelente para a saúde por trabalhar todo o corpo e não causar impacto na coluna e nas articulações, a natação pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Um exemplo disso é Gustavo Borges. Bem antes de ganhar quatro medalhas olímpicas (Barcelona-1992, Atlanta-1996 e Sydney-2000), o nadador subiu ao pódio pela primeira vez aos 9 anos, numa gincana entre escolas.

Gustavo conversou com a equipe da plataforma Saúde Brasil e falou justamente sobre a importância de criar o gosto pela atividade física desde cedo.

“O esporte é extremamente importante para os jovens, principalmente para a coordenação motora. E o ideal é justamente conciliar o nado com outras atividades físicas, como futebol, basquete e vôlei”, aponta Borges.

“Quanto mais a criança for exposta a modalidades diferentes, mais ela pode pegar gosto pelo esporte de uma maneira geral. Isso a tornará um adulto mais ativo e saudável e, quem sabe, pode levá-la para um esporte de alto rendimento. As pessoas menos propensas ao sedentarismo são justamente aquelas que experimentaram o esporte desde cedo.”

O nadador lembra que as pessoas podem cair na piscina antes mesmo de aprender a andar. “A natação na infância é recomendada a partir dos seis meses de idade. Neste caso, o pai ou a mãe entra na piscina junto com o filho e o professor. E isso se estende por toda a sua educação aquática. Vale ressaltar que o acompanhamento profissional é importantíssimo”, explica Borges.

Na hora de escolher o lugar para o filho fazer natação, é preciso ter alguns cuidados. “Os pais devem ficar atentos à boa educação na hora das aulas; à metodologia aplicada, se a piscina é adequada e se tem a profundidade correta; às questões de segurança. Em resumo: um conjunto de fatores que será importante para a alegria e o desenvolvimento da criança durante esse trabalho importante”, explica Borges.

 

Benefícios da natação para crianças

 

Auxilia o desenvolvimento cognitivo

Melhora a coordenação motora

Aprimora a sociabilidade e a confiança

Previne algumas doenças respiratórias

Estimula o apetite

Melhora a qualidade do sono

 

 Foto: Satiro Sodré/Divulgação

 

“O esporte é extremamente importante para os jovens, principalmente para a coordenação motora. E o ideal é justamente conciliar o nado com outras atividades físicas, como futebol, basquete e vôlei”
Gustavo Borges

Compartilhar:

A+

A-

A



Acesse também

Parceiros