23/06/2017

Melhor atleta universitária do mundo dá dicas de como começar a praticar futsal

images/valeria_schmidt_futsal_cbdu_horizontal.jpg

A modalidade traz benefícios à capacidade motora e aeróbica, além de trabalhar a concentração e incentivar a sociabilização.

Quem fala com propriedade sobre o tema é Valéria Schmidt, que foi eleita a melhor atleta universitária do mundo entre todos os esportes pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU)

Apesar de o futebol de campo ser o mais popular entre os torcedores, o futsal é o mais praticado entre os brasileiros justamente pela facilidade. As quadras públicas estão disponíveis em diversas cidades e o esporte necessita apenas de uma bola e algumas pessoas. 

“Mesmo sendo um esporte de fácil acesso, pois precisa apenas de uma quadra e uma bola, eu diria que a melhor dica para quem quer começar no futsal é ter vontade. Se ela quer esse esporte para cuidar da saúde, basta ter força de vontade que vai ser fácil de conseguir”, aponta Valéria, que também integra a seleção brasileira feminina de futsal.

O segundo passo, de acordo com a jogadora, é buscar um apoio profissional para a parte técnica, caso o praticante queira investir mais tempo no esporte. “Quando eu era muito nova, não tive escolha. Joguei no meio de meninos porque era o que eu queria e a única opção disponível. Hoje, existem diversos projetos públicos em vários estados. Procurar essas escolinhas é uma boa forma de assegurar a prática correta. Se a pessoa tiver condições, claro, pode procurar projetos privados”, conta.

 

Clique na imagem para ampliar
Valéria Schmidt: “Quando viajo pelo país, vejo muitas pessoas jogando futsal, seja por brincadeira ou para cuidar da saúde. Isso é importantíssimo para elas e para o esporte”. Foto: CBDU

 

 

» Entenda as regras oficiais do futsal  

Compartilhar:

A+

A-

A



Acesse também

Parceiros