16/01/2018

Alimentação saudável dá mais disposição e diminui o cansaço

images/prato_saudavel_frango_grelhado_shutterstock_1200x800.jpg

"Quem se alimenta de forma adequada, mais vezes ao dia e em pequenas porções, consegue transformar o alimento mais facilmente em energia. Já aquele que faz apenas duas refeições diárias e em grande quantidade, ou abusa de comidas gordurosas que têm digestão lenta, vai gastar mais energia que seria para outras coisas na digestão", explica a nutricionista Simone Rocha, presidente da Associação de Nutrição do Distrito Federal.

Quem trabalha fora muitas vezes repete uma rotina: toma café da manhã de forma apressada, come muito no almoço e volta a se alimentar de novo apenas no jantar. E pode estar aí uma das explicações de cansaço e falta de disposição. "A comida digerida é o combustível para o corpo funcionar ao longo do dia. Mas você não pode se imaginar como um carro, que enche o tanque todo de uma só vez. É necessária uma alimentação mais equilibrada e fracionada, para que o organismo absorva melhor os nutrientes sem sobrecarregar o sistema", ensina a nutricionista. 

Hábitos alimentares não saudáveis também podem gerar cansaço e sono durante o dia. "Se alguém come apenas poucas vezes ao dia e em grandes porções, o organismo como um todo fica mais lento para digerir aquilo tudo. O processo funciona como uma defesa. O corpo demora a processar o que ela comeu em exagero, então o organismo 'rouba' energia de outros lugares para ajudar na digestão. Muitas pessoas pensam que o cansaço do dia a dia vem do trabalho ou de outros fatores, mas pode ser uma questão de ter uma melhor alimentação. Comer em pequenas porções, várias vezes ao dia e com preferência para alimentos saudáveis e in natura são ações que darão mais disposição e ajudam a combater o cansaço."

Lembre-se: o trabalho e o tempo apertado não podem ser desculpa para maus hábitos alimentares. É possível levar frutas, castanhas e montar marmitas saudáveis, por exemplo.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, em suas orientações, não destaca o número de refeições que devem ser realizadas no dia, considerando que há uma grande variabilidade entre as pessoas quanto a como distribuem sua alimentação ao longo das refeições ao dia. 

Guia Alimentar para a População Brasileira

» Aprenda mais sobre alimentação saudável no Guia Alimentar para a População Brasileira

(arquivo em formato PDF)

  

 


Leia também 

» Alimentação saudável também ajuda a diminuir estresse

» Atividades físicas em grupo geram mais motivação para uma vida mais ativa

»  Atividade física aumenta a autoestima e a disposição no dia a dia

» Alimentação adequada e saudável aumenta a imunidade e pode prevenir doenças

» Saiba como preparar uma marmita prática e saudável

» Como incluir exercícios em sua vida

 

 

Compartilhar:

A+

A-

A



Acesse também

Parceiros