13/12/2017

Cuidados com a alimentação na passagem da infância para a adolescência

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Na passagem para a adolescência, os jovens começam a comer mais vezes fora de casa, longe do controle dos pais. Se os bons hábitos alimentares não estiverem alinhados, é preciso ter atenção redobrada.

"O adolescente está no início de uma vida com mais autonomia, ou seja, ele passa a decidir o que ele come. Na infância, ele não tinha essa liberdade de escolha, pois geralmente consumia o que os pais disponibilizavam. Muitos adolescentes passam a almoçar fora e têm ali diversas opções. E ele começa também a ter mais vida social, indo sozinho a festas, cinema, lugares onde as pessoas acabam se alimentando mal", explica Fabiana Nalon, mestre em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília (UnB). "Então é importante que ele chegue à adolescência com hábitos alimentares bem consolidados. Se ao longo de seu crescimento ele teve isso em casa, mais tarde vai fazer escolhas melhores", acrescenta. 

Dra. Fabiana Nalon. Foto: Karina Zambrana/MS

Se a criança não teve uma alimentação adequada e saudável durante a infância, é preciso ter um cuidado especial na adolescência. "Nesse caso cabe uma intervenção profissional, ou seja, um profissional de saúde, como um nutricionista. Muitas vezes os jovens não processam aquilo que os pais dizem. Eles até recomendam o correto em relação à alimentação, mas os adolescentes não aceitam. Trabalho muito com jovens e os pais sempre se surpreendem, perguntam por que eles escutam o nutricionista e não o pai e a mãe. Ou seja, muitas vezes ele dá mais valor para a informação que vem de fora. Quando você notar que o adolescente está comendo mal, procure um profissional antes que aconteça uma doença, que ele fique obeso. Às vezes uma única consulta já resolve, pois ele percebe que pode e deve fazer melhores escolhas alimentares para se manter saudável", explica a nutricionista.

Uma boa dica é começar e terminar o dia com refeições saudáveis. "O planejamento é tudo. Se o adolescente vai passar o dia estudando e vai almoçar fora de casa, o ideal é proporcionar um café da manhã e um jantar que sejam adequados e saudáveis. Se isso não acontecer, os pais acabam perdendo duas chances de garantir uma alimentação saudável ao filho no dia. É um planejamento que envolve não só o adolescente, mas a família como um todo. Na rua é complicado comer muitas frutas. Então, que tal garantir uma logo no começo do dia?", aponta a nutricionista.

Guia Alimentar

Os pais podem obter outras dicas valiosas no Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde. O livro traz informações seguras sobre a alimentação adequada e saudável, além de ajudar promover a saúde das famílias. Há recomendações que vão da escolha de alimentos a orientações de como combiná-los, sem esquecer outros detalhes importantes como tempo, companhia durante as refeições e demais fatores que objetivam uma vida mais saudável.

  

Guia Alimentar para a População Brasileira

» Aprenda mais sobre alimentação saudável no Guia Alimentar para a População Brasileira

(arquivo em formato PDF)

 

  

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